Podemos saborear um bom vinho em qualquer época do ano, mas com as temperaturas mais baixas ele se torna ainda mais irresistível e temos alguns motivos pra isso.
Com os dias mais cinzas, e temperaturas mais baixas é quase inevitável que aquela figura de uma lareira e uma taça na mão não nos venha a mente. É abrir uma garrafa de vinho e entrar no clima de inverno.
O frio traz uma ótima ocasião para provarmos alguns vinhos tintos mais encorpados, normalmente com algum envelhecimento em carvalho, que possuem um sabor intenso e longo; e também harmonizar com pratos mais pesados que são característicos dessa estação e um dos motivos pra isso é o fato de que o tanino presente no vinho ajuda a dissolver a gordura presente nos pratos mais pesados.
No inverno, mesmo quem não possui uma adega climatizada, pode aproveitar a bebida na temperatura ambiente, por exemplo, geralmente os tintos são servidos na faixa de 16ºc a 18ºc, enquanto brancos, como o chardonnay podem ser servidos em uma média de 10ºc. Mas se o local de armazenamento estiver mais quente, precisaremos dar uma leve refrigerada.
As noites de inverno também são mais aconchegantes e talvez até mais românticas. Compartilhar uma garrafa de um bom tinto na companhia de amigos e/ou do companheiro(a), traz toda a atmosfera agradável desta estação, fazendo as noites mais especiais.
Os vinhos mais doces e fortificados também são muito bem vindos, harmonizando perfeitamente com as entradas e sobremesas.
O vinho branco também tem o seu papel nessa estação, pois muitas vezes, por serem mais leves, eles acompanham bem muitas receitas e não sobrepõe o sabor dos pratos.
Muitas pessoas ficam surpresas ao perceber que vinhos brancos também harmonizam muito bem com comidas pesadas, como é o caso do Chardonnay, que é menos intenso, porém tem um sabor complexo.