Montando uma adega em casa!

Quem gosta de vinho e sempre tem algumas garrafas em casa, se não tem uma adega, gostaria de ter. Pensando nisso preparamos um breve artigo para falar sobre o assunto. 
Saiba os fatores importantes para a armazenagem do seu vinho e confira algumas dicas interessantes para montar um lugar ideal e guardar seus vinhos.
O que é uma adega?
Uma adega é simplesmente uma área de armazenamento correto para garrafas e barris de vinho. Ela protege os vinhos, incluindo espumantes, de oscilações de temperatura , umidade, luz e outras influências externas.
Os principais tipos de adegas são:

Resfriadas Ativamente
São aquelas onde um sistema de controle de temperatura automatizado mantém a temperatura, umidade e outros fatores.

Resfriadas Passivamente
Não têm controle de temperatura automatizado. Elas podem ser construídas no subsolo para proteger contra oscilações de temperatura, mas também podem ser montadas em alguns lugares da casa,  desde que tomemos cuidado com alguns fatores.

Então, quais são as condições ideais para o armazenamento do vinho?
Em condições climatizadas, seu vinho poderá melhorar em sabor, aroma e complexidade à medida que amadurece e “envelhece” na garrafa.
Alguns fatores críticos de armazenamento que podem comprometer a qualidade do seu vinho:

Vibração
Descobriu-se que a vibração estraga o sabor e o aroma do vinho, transferindo essa energia para o processo de envelhecimento químico.
Quando suas garrafas vibram, os sedimentos não podem se separar do líquido. Isso reduz os níveis de alguns compostos químicos responsáveis ​​pelos  deliciosos sabores e aromas do nosso vinho.

Temperatura
Uma temperatura entre 7 e 18 graus Celsius é ideal para o armazenamento e envelhecimento de longo prazo do vinho. 10-14 graus Celsius é o ponto ideal onde os vinhos envelhecem em seu ritmo normal.
Quaisquer variações dentro deste intervalo não devem ser repentinas. Caso contrário, o vinho irá respirar pela rolha.

Umidade
O vinho pode tolerar apenas pequenas variações de umidade.
A baixa umidade pode fazer com que as rolhas orgânicas sequem prematuramente, comprometendo a qualidade da vedação. A alta umidade pode causar a formação de mofo na rolha e danificar os rótulos.
As soluções de armazenamento de vinho funcionam melhor com cerca de 57% de umidade. É melhor mantê-lo na faixa de 50-70%.

Luz
Se você precisar armazenar vinhos por mais de um ano, mantenha-os longe de fontes de luz forte e direta.
A luz solar direta pode estragar o vinho ao reagir com seus compostos fenólicos, especialmente em vinhos de corpo leve. É por isso que são muitas vezes embalados em frascos coloridos.
Se você tiver garrafas de vinho em embalagens transparentes, tome mais cuidado ao armazená-las.

Mas, não precisamos de uma casa de luxo, um porão ou um subsolo para armazenar corretamente. Só tomando cuidados com os fatores descritos acima podemos ter uma armazenagem ideal.
Para manter a temperatura e a umidade ideais em sua adega, invista em um bom sistema de refrigeração. Escolha um local fresco, seco e escuro para sua adega, longe de janelas ou paredes externas, onde o vinho não sofra mudanças de temperatura externa.
Depois, é hora de criar um espaço organizado e convidativo. Algumas coisas que você pode querer adicionar à sua adega (ou próximo dela):

– Garrafeiras, prateleiras ou armários personalizados.
– Taças de Vinho! (Sim, boas taças)
– Uma mesa de bar e banquetas ou algumas poltronas para servir e relaxar
– Boa iluminação, de preferência indireta.
– Barware como saca-rolhas, decantadores de vidro e outros acessórios

E para quem tem pouco espaço e orçamento apertado, há ambientes mais simples, não climatizados, que prevêem espaço para adegas portáteis, prateleiras de apoio para bebidas e taças, além de mobiliário sob medida para guardar saca-rolhas, corta-gotas e outros acessórios.

E agora com a chegada do ano novo, é o momento perfeito para criar sua própria adega. Um local planejado e perfeito para se reunir com os amigos e saborear os seus vinhos favoritos.

Cheers!🥂