Aniversário de São Paulo e Vinhos!

Ontem, 25 de janeiro, comemoramos o aniversário da cidade de São Paulo, 467 anos.

São Paulo ocupa atualmente a 21ª posição no ranking das maiores economias do mundo, um lugar de destaque e superior a países como a Argentina e Bélgica, segunda aponta reportagem do Valor Econômico com base em dados do Banco Mundial, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fundação Seade.

Com PIB na casa dos U$ 603,4 bilhões, São Paulo é a terceira maior economia e o terceiro maior mercado consumidor da América Latina. 

Segundo a Consultoria Wine Intelligence, São Paulo, com seus 38,7 milhões de adultos é o maior mercado de vinhos do Brasil, respondendo por 32,1% do consumo de vinhos no país e consumo per capita anual de 2,85 litros. O Rio de Janeiro é o segundo maior mercado consumidor com 17,2% da participação, e também o segundo maior consumo per capta com 4,03 litros por cabeça anual. Sem surpresas, o terceiro mercado consumidor é o Rio Grande do Sul, com 12,5% do consumo nacional. O consumo de vinho “per capita” em São Paulo ainda fica atrás dos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, respectivamente.

Impulsionando o consumo nacional de vinho, que teve um aumento expressivo durante o período de pandemia, 3 milhões de novos de novos consumidores regulares foram adicionados em 2020. Foi um aumento de 8,3%, resultando em 39 milhões de consumidores brasileiros. Em 2010, o país tinha 22,4 milhões de pessoas com esse perfil. Esses regulares também beberam mais em 2020. Em litros vendidos, a alta foi de 28% sobre 2019 e atingiu o recorde histórico de 200 milhões de litros, segundo dados da Ideal Consultoria.

E para comemorar o feriado, alguns varejistas também incentivaram o consumo dando brindes e/ou descontos para quem efetuasse a compra nesta data. Dentre os bairros mais consumidores, se destacaram Pinheiros, Vila Mariana, Perdizes, Jardim Paulista e Brooklin. 

O estado de São Paulo ainda possui outras atrações ligadas ao mundo do vinho. A Rota do Vinho, em São Roque, possui diversos restaurantes e vinícolas, para se degustar ou comprar vinhos de qualidade cada vez melhor.

O Estado também se destaca nos últimos anos na produção de bons vinhos, onde podemos citar a Vinicola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, onde se produzem vinhos premiados e há um interessante projeto de enoturismo. Na cidade de Itobi fica a Casa Verrone, onde nosso amigo Márcio Verrone produz ótimos vinhos e espumantes.

E você, passou o feriado degustando um bom vinho?

Cheers! 🍷🥂

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *