Taças de vinhos brancos: Normalmente são menores e com a boca mais larga, assim preservam os aromas florais, mantém a temperatura mais baixa, valorizam mais a acidez no vinhos proporcionam mais aromas.
Taças de vinhos tintos: A escolha de uma taça de vinho tinto tem muito a ver com o amargor e quantidade de taninos ou de sabores picantes, para proporcionar um vinho com sabor mais suave. Percebemos que os vinhos tintos tendem a ter um sabor mais suave em um copo com uma abertura mais ampla. Obviamente, a distância do líquido afeta o aroma que você sente.
Taças para espumantes: Durante muitos anos dois tipos de taças disputaram o título de preferida dos espumantes, a taça coupé, com o bojo curto e largo e tradicional flûte, comprida, estreita e longa. Mas alguns especialistas afirmam hoje em dia, que a melhor taça para espumante é a tulipa, uma taça com o formato da flor que leva o nome, com base ovalada e abertura estreita. E também ainda existe quem defenda o uso de taças para vinho branco, pois as mesmas possuem caraterísticas que deixam os aromas se expressarem melhor.
E dentre toda essa variedade de taças, existe um “coringa” que é a taça ISO (International Standards Organization), que é uma taça desenvolvida para degustações técnicas e serve para qualquer tipo de vinho.
E você, qual a sua taça preferida e para que tipo de vinho?
E não se esqueça de se cadastrar para ficar sabendo, quando chegarão nossos deliciosos vinhos da Califórnia!
CHEERS!