Quando ouvimos falar em vinhos da Califórnia é normal que lembremos de Napa Valley, por ser a região produtora mais conhecida por lá, mas existem outras regiões que produzem muitos vinhos (quantidade) e com muita qualidade. Regiões como Sonoma, Monterey, Santa Cruz, Lodi, entre outras também são regiões que produzem, e possuem um terroir e clima favorável para a produção de ótimos vinhos.
Se quiser saber um pouco mais sobre os vinhos da califórnia em geral, é só visitar este artigo: Vinhos da Califórnia: Alguns fatos e porque são tão bons.
Aqui, vamos falar um pouco mais sobre a região de Lodi, onde está localizada uma das principais vinícolas, a NEXT Wine Company (entre as Top 100 da Califórnia).
Lodi é a maior e e mais antiga região produtora da Califórnia, a partir daí, produzimos vinhos das maiores e mais importantes regiões como Napa, Sonoma e muitas outras áreas.
Lodi fica no meio do vasto Central Valley e possui e está cercada de mais de 40.000 hectares de vinhedo (quase o dobro de Napa). Localizada ao leste de San Francisco, está a 134 km de lá e 58 km de sacramento. Lá, recebe a brisa e a névoa do oceano pacífico.
Lodi é um tesouro de vinhedos antigos e variedades de vinhos quase esquecidos, a principal uva da região é a Zinfandel, seguida pela Chardonnay. Mas não só dessas uvas que Lodi é conhecida, podemos dizer que a região é um caldeirão de variedades de uvas. São mais 120 tipos cultivados, incluindo alguns tipos raros como, Aglianico, Picpoul Blanc, Nebbiolo, Tannat, and Vermentino.
Muitas das uvas de lá, são extremamente raras, o que faz de lá uma fascinante região para explorar.
A AVA (termo usado nos EUA para denominar a área de plantação de vinhedos, em inglês, American Viticultural Area) de Lodi, possui 7 sub AVA’s, algumas com um terreno bem arenoso que aumenta a intensidade aromática do vinho, e também reduz discretamente o corpo e a cor, vinhos dessa região ainda são suficientemente encorpados e tem um aroma mais floral.