Como ler os rótulos dos vinhos?
Talvez você já tenha até ficado perdido enquanto tentava compreender um rótulo de vinho. Na verdade, é mais simples que parece. Nesse breve artigo vamos mostrar algumas coisas que os rótulos dizem e algumas que não. Afinal, quando vamos comprar um vinho, saber alguns detalhes poderá te ajudar a fazer escolhas melhores.
País e região
A maioria dos rótulos de vinho exibirá o país de origem do produto, na parte superior ou inferior do rótulo. Se este país não é óbvio, pode ser porque o produtor optou por exibir a região vinícola.
Por exemplo, podemos ver “Napa Valley” ao invés de Estados Unidos, pois está se referindo a região produtora. O contra rótulo terá sempre o país de origem.
Marca e/ou produtor
Da mesma forma, o nome do produtor do vinho também será exibido na frente da maioria das garrafas, as vezes com alguns elementos gráficos indicando uma linha específica. A menos que você seja um entusiasta do vinho, isso pode não significar muito para você, mas cada produtor trará sua própria experiência e exclusividade para seus produtos.
Aqui vai uma dica: Se você encontrar uma garrafa de vinho que adora, memorize o produtor. Na maioria dos rótulos de vinho, o produtor é listado em fonte grande no topo da garrafa. Em alguns casos, é um pouco menos óbvio, listado em letras menores na parte inferior do rótulo, ou até mesmo no contra-rótulo (na parte de trás) pois é uma informação obrigatória na legislação brasileira .
Se você conhece um pouco sobre o produtor, pode dizer muito sobre o vinho (o estilo de vinificação, como o vinho envelhece, etc). Se você está começando a aprender sobre vinho, talvez precise experimentar algumas garrafas para saber de quais produtores você pode gostar. Dito isso, você também pode verificar publicações sobre vinhos para saber mais sobre um produtor específico ou sua reputação.
Variedade de uva
Normalmente, a uva é mostrada claramente (quando falamos de vinhos varietais) no rótulo. Claro que, dependendo da uva, isso indicará as notas de degustação e a harmonização sugerida. Se sua garrafa não mostrar a uva, pode ser que o produtor tenha usado um blend de mais de uma uva, nesse caso você pode recorrer ao contra-rótulo para obter mais informações. A composição pode não estar detalhada. Embora as regulamentações variem, mesmo se um vinho tiver um rótulo varietal, ele pode conter até 15% de uma uva diferente e os enólogos costumam adicionar um pouco de outra casta para equilibrar o vinho.
Temos um artigo interessante sobre blends e varietais.
Vintage ou não vintage
Esteja atento ao ano em que o vinho foi produzido no rótulo do vinho – isso é chamado de ‘safra’. Se não estiver imediatamente claro no rótulo frontal, dê uma olhada no gargalo da garrafa ou no contra rótulo.
Este ano indica o ano em que as uvas foram colhidas. As safras variam de ano para ano. Uma tempestade em durante a colheita (ou granizo) pode comprometer a qualidade de uma safra promissora. No segmento mais alto do mercado, portanto, o vintage pode dizer algo sobre a qualidade do vinho, principalmente nos vinhos de guarda. Os vinhos não safrados geralmente estão prontos para beber no lançamento e geralmente não apresentam melhora com a idade.
Graduação Alcoólica
O nível de Álcool por Volume (ABV) é uma informação importante. Os vinhos tintos oscilam em torno de 13,5% em média e os brancos um pouco mais baixo. Normalmente, você encontrará a porcentagem em uma impressão mais fina na parte inferior da etiqueta frontal ou traseira. Legalmente, é aceito uma oscilação percentual. Em algumas regiões, há um limite máximo de ABV projetado. Por exemplo, em climas mais quentes, onde as uvas amadurecem rapidamente e o limite é projetado para forçar os produtores a reter um pouco de acidez e equilíbrio. Em outras regiões, há um limite mínimo de álcool, onde a intenção é evitar acidez excessiva. Não muito quente e congestionado, não muito frio e ácido; na medida!
Sulfitos
Por lei, os produtores devem informar se os sulfitos que foram usados, excederem 10 mg / litro. A maioria dos produtores usam sulfitos, mas eles não precisam dizer quanto. Isso pode ser um problema para pessoas com alergia a essa substância. Da mesma forma, vinhos naturais que usam pouco ou nenhum sulfito não são automaticamente mais saudáveis; os sulfitos reduzem o risco de infecção bacteriana e oxidação do vinho.
Doçura
Nos vinhos tintos secos (ou finos), isso significa que o açúcar do suco de uva foi completamente transformado em álcool, deixando níveis de açúcar residual muito baixos para serem identificados por provadores profissionais. Este nível mínimo de detecção é de cerca de quatro gramas por litro. Os vinhos suaves levam adição de açúcar para aumentar a graduação alcoólica – a qualidade da uva empregada não atinge naturalmente os níveis de ABV desejados.
A maioria dos vinhos brancos também são secos, mas alguns são deliciosamente secos ou mais doces, derivados da própria uva (por exemplo, o moscatel)
O que NÃO está no rótulo:
Os produtores podem informá-lo se ovos ou laticínios foram usados para filtrar o vinho, para torná-los mais claros e brilhantes. Mas eles também não precisam informar nada.
Da mesma forma, eles não precisam dizer nada sobre seus métodos de cultivo.
Se um vinho for rotulado como orgânico ou biodinâmico, ele deve atender a esses requisitos. Não há necessidade de dizer sobre os outros detalhes do vinho – por exemplo, o corante roxo ou lascas de carvalho que alguns produtores usam. Que fermento foi usado na fermentação? Se foi fermentado em um tanque de concreto da década de 1970 ou em um caro barril de carvalho francês novo? Você pode não ter essas informações.
Quando você analisa, há muitas informações para digerir no rótulo de uma garrafa de vinho. Com prática, a pesquisa certa ou lista de leitura, você será capaz de distinguir os vinhos de qualidade superior daqueles que ‘apenas servem’.
Vale a pena escolher vinhos de boa qualidade, com bons rótulos e de produtores qualificados. As informações nos rótulos podem te ajudar e muito.
Agora que você sabe mais sobre esses detalhes do rótulo, pode fazer uma melhor escolha na hora de comprar um bom vinho.
CHEERS!! 🍷
Quer ficar sabendo quando teremos nossos vinhos por aqui? Cadastre-se em nossa newsletter.