Vinhos - Erros mais comuns

Então, você já leu bastante sobre o mundo dos vinhos, experimentou alguns rótulos, mas ainda tem a sensação de que sua experiência não está completa, ou então, falta alguma coisa? Listamos aqui alguns “erros” mais comuns e como evitá-los para se ter uma melhor experiência:

Servindo o vinho na temperatura errada
Se um vinho estiver muito frio, você pode prejudicar alguns dos sabores e não será capaz de provar sua expressão por completa. Por outro lado, se servir vinho muito quente, o vinho pode ficar desequilibrado e o álcool será mais pronunciado. No final das contas, cada tipo de vinho tem sua temperatura ideal para ser servido, mas também você pode levar em conta sua preferência pessoal, então experimente e vá descobrindo como você gosta de saboreá-lo.

Colocando vinho na taça em demasia
Pode ser muito fácil se empolgar e encher a taça até a boca, mas não cometa esse erro. Você sempre vai poder saborear sua segunda taça e doses menores irão ajudá-lo a aproveitar melhor, principalmente pelo maior contato que o vinho vai ter com ar, expandindo-se assim ainda mais, e você também não terá o risco de derramar alguma quantidade.

Deixando de comprar vinhos com tampa metálica.
Sim, as rolhas estão cheias de tradição e é certamente uma experiência ritualística especial puxar uma rolha cerimoniosamente antes de se deliciar com uma deliciosa garrafa de vinho. Todos nós gostamos de brincar com as rolhas, mas as garrafas com tampa de rosca não devem ser menosprezadas ou consideradas a marca de um vinho de qualidade inferior. Na verdade, existem alguns benefícios no engarrafamento com tampa de rosca, como por exemplo, um trabalho muito bom de vedação, sendo menos suscetíveis a danos e oxidação. Outra vantagem das tampas de rosca é que não há sedimento que podem ser provenientes das rolhas e, além disso, são mais fáceis de abrir. 

Mantendo uma garrafa aberta por muito tempo 
O vinho tem uma vida útil depois de aberto, se guardado por um longo período ele pode perder suas propriedades e até ficar sem gosto. Para que o seu vinho dure mais tempo, coloque-o na geladeira (tintos ou brancos), por alguns dias.

Armazenando o vinho em lugares quentes
Sim, mesmo antes de você estar pronto para beber seu vinho, a temperatura é importante. Não é preciso investir em uma adega climatizada muito sofisticada, mas é uma boa idéia que você encontre um local fresco e escuro, com uma temperatura relativamente consistente, para armazenar as garrafas que estão esperando para serem abertas.
Falamos mais detalhes em nosso artigo: Montando uma adega em casa! 

Escolhendo o vinho pelo preço
É fácil pensar que um vinho precisa ser caro para ser de alta qualidade. mas isso, simplesmente não é o caso. O processo fundamental para fazer vinho é o mesmo para todos, e há muitos vinhos deliciosos, elegantes e acessíveis em todos os perfis de variedades e sabores. O importante é encontrar vinhos de que goste. Experimente diferentes variedades de uvas ou blends, regiões produtoras de uma maneira que caiba no seu orçamento. Veja o que você gosta e explore a partir daí. Nunca se sinta limitado pelo preço.

Não experimentando
Há um mundo de diferentes variedades de uvas, sem falar nas diferentes combinações de blends. Por que você escolheria apenas um – ou alguns favoritos – quando há uma vasta seleção de vinhos para experimentar? Experimente um pouco e veja o que mais combina com você! Aproveite e saiba mais sobre blends e varietais.

Abrindo uma garrafa incorretamente
Pode não parecer, mas é um erro comum e todos nós já passamos por isso.
Deixar de abrir uma garrafa corretamente pode reduzir a vida útil do seu vinho e até mesmo prejudicá-lo se você acidentalmente quebrar o vidro, deixar aparas de papel alumínio na garrafa, ou até mesmo resíduos de cortiça.
Mas não se preocupe, conforme praticamos vamos ficando craques em abrir uma garrafa sem maiores problemas.

Não “aerar” os vinhos
Poucas pessoas decantam seus vinhos. A decantação é importante: remove os sedimentos, mas também “abre o vinho” e realça o seu sabor máximo.
“Decantadores” podem ser caros, mas sempre tem algum que cabe no orçamento, existem muitas ofertas boas no mercado. Caso não tenha um decantador disponível, deixar ele “gerar” na taça é sempre uma opção.

Agitando a garrafa de espumante, para ter o “estouro” da rolha
Ás vezes, quando estamos em uma comemoração ou celebração, pode ser convidativo “estourar uma champagne”, mas com esse gesto, além de desperdiçar uma boa parte de sua bebida, perdemos parte do gás e consequentemente das borbulhas presentes nela, o que afeta diretamente no sabor da bebida. Não fazendo isso, ainda evitamos de quebrar alguma luminária por perto ou atingir alguma outra pessoa. =)

Segurando a taça de maneira errada
Até parece esnobe dizer que existe uma maneira correta de segurar sua taça de vinho, mas temos uma dica que pode ser útil: Ao invés de de envolver o bojo da taça com a mão, segure a base da haste entre o polegar e o indicador. Por quê? Sem que o calor de sua mão toque o vidro, o vinho permanece mais fresco por mais tempo.

E você, cometeu ou ainda comete algum desses erros? Não importa, estamos sempre melhorando e o mais importante é apreciar seu vinho favorito.

E não se esqueça de se cadastrar em nossa newsletter e ficar sabendo quando nossos vinhos chegarem por aqui!

Cheers!🍷