Curiosidades sobre o vinho
O vinho é um assunto incrivelmente rico. Pode se levar uma vida inteira para dominar e aprender seus muitos segredos.
Quer você esteja apenas começando ou já tenha alguma experiência, esperamos que nossa coleção de curiosidades sobre vinhos eleve ainda mais seu conhecimento.
- A uva é a fruta mais plantada em todo o mundo.
- Acredite ou não, existem pessoas que tem medo de vinho, são os chamados enofóbicos
- Os antigos gregos nunca bebiam vinho puro. Eles costumavam misturá-lo com água para evitar os sintomas de embriaguez, que era considerada falta de civilização.
- A Califórnia tem mais uvas Chardonnay do que qualquer lugar do mundo.
- Abrir uma garrafa de champanhe pode ser perigoso, na verdade sua própria rolha pode atingir a velocidade de 106 Km/h.
- O vinho branco também pode ser feito de uvas tintas, a coloração é proveniente da casca da uva, que pode ficar de fora no processo de fermentação.
- As taças de vinho devem ser seguradas pela haste, para que a mão não eleve a temperatura do vinho. (Saiba mais sobre taças em nosso outro artigo.)
- O vinho de sobremesa não possui adição de açúcar. Ele pode ser mais doce por diversos fatores, como uma maturação excessiva da uva.
- São necessárias 300 bagas para se produzir uma garrafa de vinho. É um valor bastante relativo, pois depende da safra, da uva e do tipo vinho, dentre outros, mas especialistas acreditam que essa é uma média bem coerente.
- Vinho do Porto, não é produzido no Porto. Eles são produzidos na região de Douro, que fica muito próximo ao Porto, eles eram apenas armazenados lá, antes de ser distribuídos para o mundo, por isso ficaram conhecidos como vinho do Porto.
- Vinho verde… não é verde! É uma denominação de origem que dá nome ao vinho.
- Dados históricos indicam que os egípcios foram os primeiros a fazer vinho.
- Séculos atrás, as pessoas bebiam vinho em vez de água para matar a sede. Naquela época, a água não era limpa o tempo todo, e a fermentação natural, quando o vinho é feito, matava os germes do tifo (salmonela) e da cólera.
- As mulheres são mais suscetíveis aos efeitos do vinho do que os homens. Em parte, isso ocorre porque elas têm menos enzimas necessárias para simplesmente quebrar o álcool.
- A garrafa de vinho mais antiga tem mais de 1600 anos e está no Museu Histórico de Pfalz, na Alemanha. Foi enterrada em 350 d.C. e redescoberta em 1867.
- Os destroços do Titanic abrigam a adega mais antiga do mundo e, apesar dos destroços e da profundidade, as garrafas ainda estão intactas.
- Os vinhos tintos tem maior capacidade de envelhecimento do que os brancos, pois contêm cor e tanino, que geralmente ajudam a preservá-los por mais tempo.
- A variedade de uva mais produzida do mundo é a Cabernet Sauvignon.
- A maneira correta de armazenar suas taças é voltada para cima, pois a borda é a parte mais delicada do vidro, então é melhor armazenar o cristal com a borda para cima para que haja menos peso sobre ele.
- As pessoas costumam harmonizar vinho e comida porque ambos produzem uma sinergia, transformando dois sabores em um terceiro especial.
- A Califórnia é o quarto maior produtor de vinho do mundo. Os outros três são França, Espanha e Itália.
- Nem todo espumante é Champagne, apenas os produzidos na região de Champagne, na França.
- Vinho até embaixo d’água? Existem adegas subaquáticas para envelhecer o vinho, este é um método ideal descoberto através das garrafas encontradas em naufrágios.
- Durante os primeiros tempos dos romanos, era proibido às mulheres beber vinho. As esposas flagradas pelos maridos bebendo vinho poderiam ser mortas se fossem apanhadas em flagrante.
- O vinho não contém gordura nem colesterol, mesmo assim precisamos beber com moderação.
- Calorias existem, uma taça de vinho pode conter em média, de 100 a 120 calorias.
- Estudos mostraram que os polifenóis no vinho (e no chocolate!), aumentam o fluxo sanguíneo e o oxigênio para o cérebro, aumentando a capacidade cognitiva.Vinho também faz bem para saúde.
- Centenas de aromas encontrados no vinho tinto são provenientes apenas de uvas. São derivados também do processo de fermentação e envelhecimento.
- Há mais de 10.000 variedades de uvas, em todo o mundo.
- Os antigos gregos acreditavam em um deus que protegia os vinhedos e o vinho. O nome desse deus era Dioniso.
- A borda de uma taça de vinho é inclinada para dentro para capturar os aromas do vinho e levá-los ao seu nariz.
- Em todo o Velho Testamento, somente o livro de Jonas não contém referência alguma ao vinho.
- No Egito Antigo, somente os nobres e os sacerdotes podiam beber vinho, nos rituais de oferendas aos mortos e aos Deuses.
- Os degustadores de vinho “rodam” o vinho em sua taça para liberar seus aromas. Eles também não enchem o copo com mais de um terço para deixar um espaço onde esses aromas podem se acumular.
- Os monges foram os enólogos mais inovadores durante a Idade Média. Muitas contribuições para o procedimento de vinificação são atribuídas às suas comunidades e congregações.
- Existem 400 tipos diferentes de carvalho disponíveis para o envelhecimento do vinho.
- Os taninos são a substância do vinho tinto que lhe confere um toque amargo, por vezes adstringente, na boca.
- Os vinhos tintos mais jovens são geralmente mais tânicos do que os mais velhos. À medida que os vinhos tintos envelhecem, eles também se tornam mais claros.
- As mulheres são melhores provadoras graças ao seu olfato superior. Especialmente as mulheres de 25 a 35 anos.
- Existem 50 estados nos EUA e o vinho é produzido em todos eles. Sua produção começou á 300 anos e atualmente eles produzem cerca de mais de 2,43 bilhões de litros por ano (2019).
E você conhecia todas essas curiosidades?
Então vamos abrir nosso rótulo favorito e saborear! CHEERS! 🍷🥂
Quer saber quando nossos vinhos chegarão por aqui? Se cadastre em nossa newsletter.