Vinhos e seus Acessórios

Você escolheu o seu vinho, o rótulo perfeito, a uva preferida, uma boa safra de uma boa região, então agora é só apreciar. Em termos sim, porém existem alguns outros acessórios que fazem a sua degustação muito melhor, alguns essenciais, outros nem tanto, mas todos contribuem para melhorar de alguma forma sua experiência. 
Nesse artigo, vamos abordar alguns dos principais acessórios para se usar (e para possuir) para tornar nosso prazer de saborear um bom vinho, um pouco (ou muito) melhor. Então, vamos lá….

Adega:
Antes mesmo de abrirmos nosso vinho, temos que ter ele armazenado corretamente, com boas condições de iluminação e temperatura, nesse caso, uma adega climatizada pode ajudar bastante. Talvez não seja um item imprescindível, mas além de facilitar e conservar, nada melhor que o ter o seu vinho sempre prontinho para tomar.
(Veja o nosso artigo sobre o assunto)

Termômetro:

Sabemos que a temperatura é uma das nossas principais aliadas para uma perfeita degustação, então, um termômetro é um instrumento que pode nos ajudar muito. 
Com vários modelos e usos, ele nos ajuda a ter certeza da temperatura do vinho. Diferentes tipos de vinhos, demandam diferentes faixas de temperaturas, então esse acessório pode fazer toda a diferença no hora de servir o seu vinho. 
Hoje em dia, existem vários modelos que vão desde os tradicionais, até os digitais, passando pelos adesivos que são colados nas garrafas, até cintas que são fotossensíveis e ás vezes, muito elegante.

Corta Cápsula:
Antes mesmo de abrirmos nosso vinho, temos que separar a cápsula que envolve o bocal para termos acesso a rolha. Nesse momento um corta cápsula é muito útil, pois ele faz o corte bem preciso no gargalo. 
Alguns saca-rolhas possuem uma lâmina que pode ajudar nessa tarefa, e também podemos retirar a cápsula inteira, apesar de ser bem mais trabalhoso (e menos elegante). Como vimos, também não é um item imprescindível, porém, ajuda muita a retirar a cápsula de maneira segura e precisa.

Saca-Rolhas:
Esse sim, um ítem necessário e indispensável. Apesar de hoje em dia termos vinhos com tampas metálicas, conhecidas como “screw caps”, muitos vinhos vem com as rolhas de cortiça (sintéticas ou naturais) e há uma razão pra isso, mas isso é um assunto para outro artigo. 
Apesar de existirem muitos modelos de saca-rolhas, desde o tradicional (como vemos em nosso logo) até os elétricos,  o mais utilizado é o saca rolhas de dois estágios, usados pela maioria dos profissionais e sommeliers. Ele possui um braço de metal que se apoia na garrafa, fazendo uma alavanca para puxar a rolha mais facilmente, além de possuir também uma serra para ajudar a remover a cápsula da garrafa. 
Independente do saca-rolhas que usamos, o objetivo é remover a rolha sem quebra-lá, evitando que caiam pedaços da mesma sobre o nosso vinho.

Corta gotas:
Um acessório simples e prático, que evita respingos na mesa, na garrafa, na taça ou qualquer outra superfície onde estamos servindo o vinho. 
Eles ajudam na hora de servir com mais delicadeza a bebida nas taças. Existem dois tipos principais; um interno, feito de material resistente, geralmente reutilizável, e os externos, que funcionam como uma espécie de bico extensor da garrafa, feitos geralmente de metal. Com eles, não desperdiçamos uma gota de nosso vinho, além de conferir um charme a mais ao ato de servir.
Em eventos de degustação, é um item imprescindível.

Decânter:
Outro acessório que também traz um charme ao ato de servir, mas também é muito útil. 
Nesse acessório, temos duas funções: separar a bebida de sedimentos, ás vezes formados no fundo da garrafa e também deixar o vinho em contato com o oxigênio. 
Desde a antiguidade, os decanteres são utilizados como recipientes para ajudar a servir o vinho, pois eles eram armazenados em grande barris e serviam como uma espécie de transporte até as “taças”. 
Hoje em dia, temos uma grande variedade de modelos, que além de cumprir o seu papel, como colocar o vinho em contato com o oxigênio, servem como belíssimas peças de decoração.
Mas não são todos os vinhos que merecem um decanter. Precisando descobrir mais a fundo, os anos que estão por trás da garrafa, ele torna-se peça fundamental nessa busca pelo prazer que só uma garrafa de vinho pode proporcionar.

Aerador 
Além do decanter, outro acessório que pode ajudar na oxigenação do nosso vinho é o Aerador. Eles facilitam e aceleram o processo de respiração, no momento de servir, revelando assim todos os aromas e sabores. 
Alguns podem ser acoplados na boca da garrafa e outros podem ser usados diretamente no ato de servir, antes da bebida cair na taça. A vantagem do aerador é que ele é mais prático e fácil que o decanter, além dele ser usado apenas para aquela taça que vamos beber, e não para a garrafa toda, como o caso do decanter.

Taças:

O principal ítem para saborear nossos vinhos, as taças são imprescindíveis. Cada vinho tem o seu modelo adequado e é o acessório que todo mundo que gosta de um bom vinho deve ter de alguns modelos diferentes: para tintos, espumantes, brancos, etc. Saiba um pouco mais no nosso artigo anterior.
Se você não puder ter uma grande variedade, saiba que existe uma taça “coringa” que é a taça ISO (International Standards Organization), que é uma taça desenvolvida para degustações técnicas e serve para qualquer tipo de vinho. 

Coolers:
Mais uma vez, falamos sobre um dos aspectos mais importantes no ato de servir o vinho: a temperatura. Além do fato de armazenar eles em temperatura adequada, no ato de servir podemos manter a mesma, para que eles não esfriem ou esquentem demais enquanto saboreamos. 
É fato que em locais mais quentes, podemos manter uma balde com gelo para o vinho não esquentar muito depressa, porém podemos resfriar demais, então, os coolers fazem esse papel, de manter nossos vinhos, sempre na temperatura ideal. 
Eles podem ser de modelos simples, como cintas que são colocadas em volta da garrafa para não esquentar muito rápido, até os coolers digitais, que mantém os vinhos na temperatura exata.

A maravilhosa experiência e aprofundamento no mundo dos vinhos, vai te levar a novas descobertas e investimentos que certamente valem a pena.

E qual é o seu acessório preferido?

O mais importante é abrir a garrafa e saborear!

Cheers! 🍷